Videogames Musicais

|

Videogames musicais são uma maneira popular e divertida de treinar habilidades rítmicas e sensibilidade auditiva, promovendo benefícios cognitivos e motores. Esses jogos combinam elementos musicais com mecânicas de jogo interativas, o que estimula o jogador a se engajar na prática musical de maneira lúdica e motivadora. Aqui estão alguns exemplos e benefícios desses jogos:

Começo esse post com meu Top 3, os favoritos do tema, o grande motivo desse post!

1. Cadence of Hyrule: Me lembrou muito o Minish Cap, de GBA ♥ É um crossover entre o universo de The Legend of Zelda e o jogo rítmico Crypt of the NecroDancer. Cadence of Hyrule exige que você se mova e lute em sincronia com a batida da música. O jogo treina o jogador a reagir em um ritmo constante, promovendo habilidades rítmicas e de foco. Ele também ajuda a desenvolver uma sensibilidade maior ao ritmo, pois o jogador precisa ouvir a música com atenção para agir no momento certo, o que também aprimora o tempo de reação e a concentração.

2. Rayman Legends: Esse eu descobri há pouco tempo, embora seja um jogo de 1995, e o Legends lançado em 2017 – tô adorando! Em algumas fases, o jogador precisa pular, correr e atacar em sincronia com a música. Isso exige uma precisão rítmica e promove habilidades de percepção auditiva, além de melhorar a coordenação motora ao associar movimentos a diferentes batidas e ritmos da trilha sonora. Os jogadores aprendem a responder ao ritmo de forma intuitiva, como fariam em uma peça musical.

3. Hello Kitty: Alegria da Festa: Ela, que está comemorando 50 anos não podia ficar de fora desse meu Top 3. É fofnho, cozy, bem gostosinho de jogar! Este jogo tem atividades e minigames que incluem canções e desafios de ritmo. Embora voltado para o público infantil, Hello Kitty: Alegria da Festa ensina noções de ritmo e tempo de forma lúdica, ajudando a desenvolver habilidades básicas de percepção rítmica. Isso é especialmente importante para introduzir a música de maneira simples e divertida para iniciantes e jovens.

HELLO KITTY E AMIGOS: ALEGRIA DA FESTA está em promo no switch com 90% de desconto!!!

Já conhecia algum desses? Me conta nos comentários!

Existem também os jogos que simulam instrumentos ou até uma pista de dança, e também trazem benefícios:

Melhoria da coordenação motora – Jogos como Guitar Hero e Rock smith desafiam os jogadores a pressionar botões ou simular instrumentos em sincronia com a música. Isso requer uma coordenação rápida entre olhos e mãos, o que melhora a destreza e a precisão, habilidades úteis em muitos instrumentos reais e para perceber a partitura e instrumento ao mesmo tempo.

Atenção e memória musical: Pra quem gosta de dançar, Just Dance não só exigem que o jogador acompanhe uma sequência musical, mas também memorizem padrões para conseguir boas pontuações. Esse processo é similar à memorização de partituras e frases musicais, melhorando a memória sequencial e a capacidade de lembrar e antecipar partes de uma peça.

Quando juntamos jogos de videogame com elementos musicais, temos uma nova forma de desenvolver uma série de habilidades que podem servir como base para o aprendizado musical formal ou como complemento para músicos iniciantes e avançados.

E aí, esqueci de comentar sobre algum jogo? Quais desses tu já jogou, e quais ficou com vontade de jogar?

Deixo aqui uma playlist com a gameplay do meu Top 3, espero que inspire vocês ♪ ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Excelente lista. Numa pegada mais retro e peculiar tem o Donkey Kong Jungle Beat, que apesar de ser um jogo de plataforma incorpora elementos rítmicos com o uso de um controle bem inusitado em forma de bongô.